Sem medo do amanhã
- Karina Oliveira
- 21 de fev. de 2022
- 3 min de leitura

O futuro lhe assusta? Se você, assim como eu, pensa demais e trava uma batalha constante com a ansiedade muito provavelmente respondeu que sim. A incerteza do que irá acontecer, as dúvidas, os milhões de possibilidades... Tudo isso cria um turbilhão de pensamentos na minha mente.
Recentemente, estava lendo o livro da sabedoria, o livro de Provérbios. Há nele um capítulo que descreve uma mulher referencial para outras mulheres. Se você tem contato com a bíblia muito provavelmente conhece esse capítulo. Quando se conversa sobre essa mulher descrita em Provérbios 31 logo se fala que o valor dela excede o de rubis. Porém, há um outro trecho em específico que aquece o meu coração todas as vezes que leio. A mulher virtuosa não se preocupa com o futuro. NOSSA!!!! Que grande desafio: não ter medo do que vem adiante, não ficar ansiosa pelo que ainda é desconhecido. No entanto, essa mulher sábia, descrita na Verdade das escrituras, se comporta despreocupada com o dia de amanhã.
"Suas grandes virtudes são a energia e a honra. Ela não se preocupa com o futuro." (Pv 31:25)
Enquanto penso como isso é possível se tornar real e prático em minha vida, quase chego a acreditar que não há como. Contudo, percebo que pensar sobre o futuro é aceitável, o que se torna mau é ter medo e andar aflita por causa dele. Eu posso (e devo) fazer planos e projetos sobre o meu futuro, pois de modo contrário estaria, eu, agindo como o insensato. Mas a partir do momento que eu permito esses projetos me assombrarem como se eu dominasse o futuro, eu estou desonrando a Deus.
Provérbios 16 afirma que eu posso planejar, mas o resultado final é o Senhor quem irá produzir. Primeiro porque Ele avalia as minhas verdadeiras intenções. E segundo porque preciso DEIXAR nas mãos dEle os meus projetos se eu desejo que eles sejam bem sucedidos.
Deixar, para mim, é a palavra-chave. Deixar é não controlar. Deixar é descansar. Deixar é ter fé!
Me lembro do que está escrito na Bíblia:
"Deixem com Ele todas as suas preocupações e ansiedades, pois Ele está sempre cuidando de vocês." (1 Pedro 5:7)
Novamente a palavra "deixar" salta aos meus olhos. É preciso deixar, largar, abrir mão, abandonar as preocupações e ansiedades. Mas deixar onde, deixar com quem? Deixar aos cuidados de Deus simplesmente! Ele está sempre e constantemente cuidados dos Seus. Volto a mencionar a mulher de Provérbios 31. Se ela nem tem medo e nem preocupações sobre o futuro, com certeza é porque ela entrega suas preocupações, planos e projetos ao Dono dos seus dias.
Quando eu me preocupo é sinal de que minha fé em Deus está enfraquecida, de que existe dúvidas em meu coração dividido, de que eu quero ser a dona do meu próprio destino. Ter medo do futuro demonstra o meu pecado e insensatez. Enquanto passo pelo meu processo de autoconhecimento percebo que ao me distanciar de Deus meu nível de ansiedade se eleva drasticamente. Isso acontece de modo sutil, pouco a pouco vou tomando das mãos dEle os meus projetos e volto a assumir o controle por eles. Resultado? Sofrimento!
É então, quando enxergo que estou tomando o lugar de Deus que paro e arrependida volto atrás. Confesso a Ele que esse não é o caminho que desejo trilhar, e bondosamente Ele me abraça, acolhe. Eu entrego e deixo em suas mãos a minha vida, os meus dias e o meu futuro. Demonstrando Seu cuidado o Senhor vai silenciando cada um dos meus pensamentos, Sua voz fala mais alto na minha mente e no meu coração. Ele assume o controle que dEle arranquei! Deixo que Ele cuide mim, posso enfim descansar aliviada e sorrir!
Comentários