Como proceder?
- Karina Oliveira
- 3 de nov.
- 3 min de leitura
Quando leio sobre Davi eu sempre fico inspirada pelo modo como se relacionava com Deus. Antes de ir às batalhas ele pedia ao Senhor orientação se deveria ou não atacar os povos inimigos e só então, após receber respostas ele se posicionava indo adiante ou recuando conforme a palavra do Senhor. Isso me deixa constrangida, pois muitas vezes eu não busco a orientação de Deus, ajo primeiro e só depois lembro (quando lembro) de perguntar a opinião dEle.
Se você conhece a história de Davi sabe que apesar dele ser conhecido como o homem segundo o coração de Deus, sua vida também foi marcada por erros e pecados. Uma dessas falhas é descrita no primeiro livro de Crônicas, quando certa vez ele decide trazer de volta a arca da aliança. Aparentemente, está tudo certo, aliás era uma boa decisão colocar a arca no lugar adequado, porém ao ler o texto percebemos que o rei consultou todos os seus oficiais e os seus comandantes sobre o assunto. Mas sabe quem Davi não consultou dessa vez? Deus!

A intenção de Davi era louvável, afinal ele queria trazer a arca para perto do povo, ele queria dar a atenção a qual não foi dada durante o reinado de Saul. Com toda certeza Deus conhecia o coração de seu servo. No entanto, o retorno da arca da aliança não acontece como o esperado. Pela estrada que iam, os bois tropeçaram e a arca quase caiu no chão. Um homem chamado Uzá foi ágil em esticar o braço e segurá-la. Ufa! Que bom que esse homem agiu tão rapidamente e protegeu a arca. Ao avançar na leitura descobrimos que Deus se irou com a atitude daquele homem a ponto de feri-lo e matá-lo ali mesmo. Que confusão! Por que Deus agiu assim? - você deve estar pensando, assim como eu.
Ouvimos muito que podemos adorar a Deus de qualquer forma, afinal Ele conhece o meu coração. Contudo, ao ler a palavra de Deus eu aprendo ao contrário. Aprendo que sim, há maneiras que Ele deseja ser adorado e eu preciso perguntar como devo fazer isso.
Três meses se passam e vemos novamente Davi indo buscar a arca. Dessa vez ele segue as orientações dados por Deus, o rei agora age não apenas com boa intenção, mas sim com respeito, zelo, temor e obediência. Primeiro ele deixa claro que apenas os levitas poderiam carregar a aliança. Aqueles eram os homens escolhidos por Deus para o serviço, apesar disso eles ainda precisavam se consagrar antes do dia. Nenhum outro homem, por mais boas intenções que tivesse poderia carregar ou tocar a arca da aliança. Cada vez mais o Senhor me ensina que para servi-lO eu não posso fazer de qualquer jeito. Não devo ser negligente com a obra de Deus, na verdade, eu preciso ser respeitosa, ter zelo e agir com excelência, compromisso e amor.
Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor, o nosso Deus, causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado como proceder.
( 1 Crônicas 14:13)
Davi entendeu que a primeira tentativa de trazer de volta a arca tinha mais vontade própria do que direcionamento de Deus. O resultado foi a ira do Senhor que causou a destruição entre eles. Davi afirma que naquela ocasião eles não haviam consultado a Deus como deveriam proceder. Essa frase me leva a refletir sobre a necessidade de perguntar e consultar a Deus como eu devo proceder na adoração a Ele e no serviço também. Não posso fazer as coisas do meu jeito, muito menos de qualquer jeito.
É preciso que aquEle que recebe a adoração nos ensine e direcione sobre como Ele gostaria de ser adorado e servido. Ele melhor do que ninguém apontará o caminho. Isso não se trata de religiosidade, de criar listas do que fazer e do que não fazer. Trata-se de zelo sobre o que é importante. Te deixo o desafio, pergunte ao Teu Senhor como você deve adorá-lO e servi-lO sem dúvida Deus te direcionará.
















"Não posso fazer as coisas do meu jeito, muito menos de qualquer jeito" Como devemos adorá-lO e como devemos servi-lO? Que reflexão!!!
Excelente reflexão!
Grata por compartilhar a revelação que o Senhor te deu a respeito de Davi.