Processos debaixo do sol!
- Karina Oliveira
- 4 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Há um tempo certo para cada coisa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: tempo para chorar e tempo para rir; tempo para ficar triste e tempo para dançar de alegria. Eclesiastes 3:1,4
É lindo ler essas palavras e conseguir chegar a essa mesma conclusão: há tempo certo para cada coisa e não há necessidade de apressar ou retardar esse tempo. Também é muito importante e maduro aceitar e descansar que realmente existe um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.
Meses atrás eu me vi inserida em um tempo de choro, um tempo de ficar triste. Enquanto eu estava vivenciando esse período o que eu mais desejava era sair dele. Ah quantas vezes implorei a Deus para me tirar desses dias, que de alguma forma miraculosa num abrir e fechar de olhos essa fase simplesmente acabasse.
Infelizmente não foi bem assim que aconteceu. Infelizmente Deus não disse sim ao meu pedido. Mas hoje passado essas fases, com uma nova percepção eu posso perceber que ao invés de me livrar desse tempo, Deus me ensinou diversos fatos nesse tempo.
Entre tantos ensinamentos, Deus me ensinou grandemente sobre espera e paciência. Não foram uma apenas uma ou duas vezes que Ele me falou sobre esses assuntos, foram muitas e repetidas vezes. A cada vez que o assunto voltava à tona mais eu queria que o tempo voasse e menos eu queria esperar e ser paciente. No entanto, Deus em Sua imensa sabedoria não me deu o que eu queria, mas aquilo que eu precisava. Ele aos poucos me fez entender e enxergar os resultados positivos da espera e de ter paciência.

Deus é um Deus perfeito, não faz nada por acaso e, portanto, Ele sabe o momento exato de dar início a algo e quando terminar. Ele, soberanamente, permitiu que eu vivenciasse um período de choro, um tempo de tristeza que me faria olhar para dentro de mim afim de me conhecer melhor, afim de me redescobrir. Também permitiu eu olhar para fora, enxergando as mãos que se estendem com o intuito de ajudar, os olhos tentos que desejam te ver bem, os ouvidos dispostos a ouvir sua voz e as bocas que traziam encorajamento, consolo e esperança. Nesse período Ele também me deu a oportunidade de olhar novamente para cima para que eu pudesse ter paz, descanso e conseguisse entregar meus fardos pesados que tanto me puxavam para baixo.
Não serei hipócrita e lhe direi que foi um momento prazeroso de viver, de jeito nenhum. Mas foi um momento muito necessário, um tempo certo debaixo do céu. Hoje ao olhar para trás eu consigo ser grata a Deus por Ele ter deixado eu viver essa fase, estando sempre ao meu lado, me consolando, animando e amparando. Hoje eu me vejo nesse período de riso e de dançar de alegria e sou extremamente grata por recebe-lo de braços abertos.
Quando criança li uma história de um rei que no leito de morte entregou um presente ao seu sucessor, um anel que continha uma inscrição nele. O pai aconselhou o filho para sempre levar o anel em seu dedo e quando vivesse situações extremas de glória ou de dor retirasse o anel e lesse o que havia escrito. Após a morte de seu pai, o rei sucessor enfrentou uma terrível guerra, soldados foram feridos, outros companheiros foram mortos. Cercado por tristeza e dor ele lembra-se do anel e lê a inscrição: “Isto também passará!”. Passada várias batalhas, após perdas e vitórias a guerra chega ao fim e ele sai vitorioso. Ao chegar no reino ele é recebido com glória e triunfo por seus súditos, que o consideram um herói. Nesse momento ele se lembra do pai, retira do dedo anel e lê novamente: “Isto também passará!”
Há tempo para tudo! Há tempo para a vitória e há tempo para a derrota. Há tempo de sorrir e há tempo de chorar. Há tempo de aprender e há tempo de ensinar. Há tempo para cada coisa, mas em todo tempo há Deus! Se hoje você está enfrentando lutas, lembre-se que elas passarão, só aprenda a confiar no processo, no agir e nos propósitos do Senhor do tempo e da sua vida.
Paz e Graça amigo leitor, Deus seja contigo!
Comments