top of page
Buscar

Por que não pedem?

  • Foto do escritor: Karina Oliveira
    Karina Oliveira
  • 26 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

"- Francamente, acho que alguém devia ter providenciado a nossa comida.

- Tenho a certeza de que Aslam teria feito isso... se vocês tivessem pedido.

- Ele não saberia sem que a gente pedisse?

- Claro - respondeu o cavalo. - mas acho que gosta que peçam."

O diálogo acima está escrito no livro O Sobrinho do Mago, da coletânea As Crônicas de Nárnia. Enquanto eu fazia essa leitura Deus falou bastante comigo e me levou a refletir sobre minha vida de oração, as razões que me levam a orar e a não orar. De início Ele trouxe-me a mente o seguinte versículo:

"Porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem."

Deus, que é meu Pai, conhece minhas necessidades, das mais básicas às mais complexas. Sabe exatamente daquilo que preciso e isso acontece antes mesmo que eu fale ou peça. Isso acontece, pois, segundo o salmista escreveu: "Antes mesmo que as palavras sejam pronunciadas em minha boca Ele já conhece cada uma delas."


Um entendimento raso dessas verdades pode nos levar a uma atitude de passividade. Já que Deus conhece minhas necessidades, não preciso orar, correto? Errado! Por qual razão eu deveria orar? Primeiro porque como Pai, Ele gosta que Seus filhos se acheguem até Ele. Deus gosta de poder ouvir minha voz, ter minha atenção, meu tempo. Quando eu oro eu demonstro dependência, intimidade e também reconheço que todas as coisas vem dEle.


Tiago disse em sua carta "a razão pela qual vocês não tem o que desejam é que não pedem a Deus." Você já parou para pensar sobre isso? Simples assim, muitas vezes esquecemos de pedir, supondo que Deus deve providenciar porque é dever dEle nos satisfazer, como se Ele fosse um servo nosso. As crianças da história questionaram porque Aslam não havia providenciado comida para eles e muitas são as vezes em que me assemelho a elas. Esqueço de ir até a presença de Deus e apresentar minhas necessidades a Ele. Nessa cena, a resposta sábia vem de um cavalo que afirma sabiamente que o Leão até poderia ter preparado a alimentação, mas ele gosta quando lhe pedem.


Quantas vezes abro mão de buscar a Deus levando a Ele minhas necessidades para tentar por conta própria resolver as minhas questões? Quantas vezes eu busco a Deus depois de todas as outras opções cessarem e falharem, quando o correto seria Ele ser a primeira alternativa? Quantas vezes procuro a Deus apenas para as circunstâncias impossíveis como se Ele não tivesse interesse pelas minhas necessidades básicas? Poderia enumerar tantas outras questões, mas essas são suficientes.


Orar é uma necessidade e eu preciso entender que por mais que o Senhor me conheça melhor do que eu mesma, ainda assim Ele gosta de saber por mim o que eu sinto, o que eu penso, o que eu quero. Deus gosta de se relacionar com as Suas criaturas e a comunhão com Ele acontece através da oração, pois é nesse momento em que consigo diante dEle abrir meu coração à medida em que sou sincera e honesta diante dEle.


Você tem orado e apresentado suas necessidades a Deus? Ou assim como as crianças tem esperado que Ele atenda suas necessidades nem que O busque? Espero que você, amigo leitor, que está lendo nesse momento possa refletir sobre sua vida de oração e como você pode se aprofundar e perseverar nessa prática.

Paz e graça!


 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Tags frequentes
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nunca perca uma atualização

© 2022 por K.O. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page