top of page
Buscar

Como eu penso?

  • Foto do escritor: Karina Oliveira
    Karina Oliveira
  • 19 de out. de 2019
  • 4 min de leitura

Dia desses ao abrir o celular pela manhã li o seguinte versículo bíblico: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus” (Filipenses 2:5 NAA). Mal acabei de lê-lo comecei a refletir sobre o que Jesus pensava. Conversamos bastante sobre o comportamento de Jesus, Seus milagres, Suas palavras, mas e quanto ao Seu modo de pensar? Quantas pessoas param e decidem refletir acerca desse assunto? Jesus Cristo pensava e quantos pensamentos incríveis deveriam passar por Sua mente.


Quando somos aconselhados a ter o mesmo modo de pensar que Cristo precisamos primeiro conhecer os pensamentos dEle. Ao imaginar isso, me veio à mente três principais assuntos que deveriam nortear todos os demais pensamentos de Jesus. Creio que Ele em primeiro lugar pensava em fazer a vontade de Deus, também tinha pensamentos a respeito das coisas do Alto e por fim pensava em servir.


1. Fazer a vontade de Deus

No evangelho de João, Cristo deixa claro que Seu propósito era ser obediente a Deus, fazendo ser cumprida a vontade dEle.

“Disse Jesus: ‘A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a Sua obra’” (João 4:34 NVI)

“Eu nada posso fazer por mim mesmo; assim como ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.” (João 5:30 NAA)


Se tais declarações já apresentavam a submissão de Cristo ao Paim destaco o ponto alto, o momento em que Jesus Cristo está em oração no jardim do Getsêmani. Ali não há dúvida alguma de que fazer a vontade de Deus era Sua maior prioridade e com certeza era isso que nutria Seus pensamentos.


“Ele avançou um pouco, curvou-se com o rosto no chão e orou: ‘Meu Pai! Se for possível, afasta de mim este cálice. Contudo, que seja feita a Tua vontade, e não a minha.” (Mateus 26:39 NVT)


2. As coisas do Alto

Na carta de Paulo aos Colossenses, ele convida aquela igreja a manter os seus pensamentos nas coisas do alto e não nas coisas da Terra. Se o povo de Deus é chamado a ter tais pensamentos quem dirá o seu Salvador. Tenho absoluta convicção de que os pensamentos do Messias estavam no alto, pois é de onde Ele veio e para onde Ele iria voltar.


“Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos na realidade do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:1-3 NVT)


Pensar nas coisas do alto é que garantiam a Cristo a tranquilidade necessária para viver nesse mundo que é cheio de aflições e se manter em paz, inabalável diante das circunstâncias e longe das preocupações. Analisei isso ao lembrar de quando Ele fala para guardarmos nossos tesouros no céu onde nem a traça e nem a ferrugem podem alcança-los. Não era exatamente isso que Ele fazia? Seus tesouros estavam no Alto, Seus pensamentos também deviam ali estar.


Já parou para se perguntar que se os olhos de Jesus tivessem fixos nas coisas terrenas Ele teria tido uma vida ansiosa, amedrontada e paralisante? Ele sempre soube que dores, sofrimentos, perseguições e abandono lhe esperavam e isso é de atormentar a qualquer um, porém Seus olhos, o Seu pensar estavam sempre em algo maior, no resultado de Suas dores, nos projetos do céu.


3. Servir

“Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar Sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:28 NVT)


Jesus serviu as pessoas enquanto caminhou pela Terra. Trouxe vista aos cegos, sons aos surdos, voz aos mudos. Devolveu filhos a mães, maridos a esposas, servos a senhores. Deu de comer ao faminto e de beber ao sedento. Curou aos enfermos físicos e emocionais.


Jesus serviu em uma festa de casamento fazendo água tornar-se vinho. Serviu também a Seus discípulos ensinando-os e também lhe lavando os pés a pós um longo dia de distância percorrida em meio a poeira da estrada.


Como se tudo isso não fosse suficiente para demonstrar que servir fazia parte dos pensamentos de Cristo, o ápice é visto na cruz quando ali, Ele decide doar Sua vida por inteiro em favor de muitos e bradar “está consumado”!


  • Pensando como Cristo

Agora, talvez você se pergunte, como ter de fato o mesmo modo de pensar de Jesus Cristo? De modo prático, direto e claro Paulo escreve:


“E agora, irmãos, ao terminar esta carta, quero dizer-lhes mais uma coisa. Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, nobre e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas excelentes. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus.” (Filipenses 4:8 NBVP)


Paulo resume de forma simples e ao mesmo tempo rica como os nossos pensamentos devem ser nutridos. Tudo que for verdadeiro, nobre, puro, agradável, tudo aquilo que pode trazer glória ao nome de Deus são essas as fontes dos pensamentos. Antes que você ache impossível alcança-los quero lhe tranquilizar dizendo que isso ocorrerá progressivamente à medida que nos aproximemos de Jesus e deixemos que o Espírito Santo de Deus os conduza.


“Aqueles que são dominados pela natureza humana pensam em coisas da natureza humana, mas os que são controlados pelo Espírito pensam em coisas que agradam o Espírito.” (Romanos 8:5 NVT)


Por fim, lembre-se já ressuscitamos para uma nova vida com Cristo, já temos novos pensamentos pois morremos para esta vida e a nossa verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus. Paz e graça amado (a)!


 
 
 

Comentarios


Posts Recentes
Arquivo
Tags frequentes
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nunca perca uma atualização

© 2022 por K.O. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page