top of page
Buscar

Doces palavras, amáveis palavras

  • Foto do escritor: Karina Oliveira
    Karina Oliveira
  • 8 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura


Quem nunca preocupou-se com algo atire a primeira pedra. Podemos nos preocupar com situações corriqueiras, comuns do dia a dia como um boleto a vencer, o prazo final da entrega de um trabalho, o resultado do vestibular ou uma tarefa pendente no trabalho. Há também preocupações mais severas como a falta de emprego, problemas relacionados com a saúde própria ou de um ente querido. Seja qual a motivação, temos de lidar com as preocupações diárias.


Algo que tenho observado nesses últimos tempos é o número de pessoas que têm mergulhado em suas preocupações de modo a terem que enfrentar algo conhecido por ansiedade. Mas o que é a ansiedade? Uma pesquisa rápida pela internet a descreve como: preocupação intensa, excessiva, persistente; medo extremo em situações simples do cotidiano.

Nos preocupamos, podemos ficar ansiosos, mas a intensidade desses sentimentos pode por vezes paralisar e gerar outros sintomas desagradáveis na vida de quem lida com esse problema. Conheço pessoas que simplesmente paralisam ao pensar em ter que falar em público e outras não conseguem ficar sossegadas ao saber que existe um acontecimento importante para acontecer no dia seguinte. Cheguei a pensar que essa poderia ser uma questão recente, algo proveniente da correria do nosso século, mas não. A Bíblia, escrita há mais de dois mil anos atrás, já citava a ansiedade e pontuava maneiras de lidar com ela.

As preocupações roubam a paz, a alegria, sabendo disso, o apóstolo Paulo, um dos autores da Bíblia, aconselhou para não andarmos ansiosos por coisa alguma! E é exatamente isso, nada deve tirar nossa paz, sejam as dificuldades financeiras, os problemas familiares, algo relacionado a saúde, nada, absolutamente nada deve nos preocupar ao ponto de nos deixar frustrados, derrotados e deprimidos.

Obviamente não somos robôs que temos um sistema integrado acionado por um simples botão que podemos apertar e fazer desaparecer toda e qualquer preocupação. Deus nos criou de carne, osso e sentimentos, mas precisamos aprender a lidar com eles. Ficaremos preocupados inúmeras vezes ao longo de nossa vida, contudo, essas não devem tornar os problemas e dificuldades maiores do que elas realmente são, bem como não devem permitir que tornem-se o foco principal dos seus pensamentos. É necessário canalizá-los e aprender a lidar com os mesmos, não deixando-os tomarem espaço maior do que devem.


"Um coração ansioso deixa o homem frustrado e derrotado, mas uma palavra amiga renova as forças."

Provérbios 12:25 (NBVP)


A ansiedade torna o homem frustrado, derrotado, outra versão bíblica para esse mesmo versículo também o define como alguém deprimido. A ansiedade não deixa apenas o coração aflito, ela gera na pessoa sintomas graves que precisam ser administrados e tratados.


Lidando com a ansiedade


Ao longo dos últimos dias tenho meditado mais sobre tudo isso, pensado nas pessoas que enfrentam tal circunstância e Deus tem me ensinado bastante. Dessa forma quero compartilhar aquilo que tenho aprendido e espero que de alguma maneira possa ajudar você que está lendo esse texto seja porque você tem vivenciado isso ou porque conhece alguém que vivencie.


1. Busque a Deus

Quando leio a Palavra do Senhor encontro nela alívio, encontro tantos personagens que viveram problemas semelhantes aos que existem ao meu redor e dessa maneira vejo que posso aprender com eles a lidar com os meus próprios problemas. Sobre a ansiedade consigo ver no salmista momentos de profunda aflição em que ele encontrava-se ansioso e amedrontado e em cada um desses momentos ele ia até a presença de Deus para encontrar descanso, refúgio.

Como citado anteriormente Paulo também deixou registrado como enfrentar a ansiedade, afirmou que é pela oração e súplicas, e com ação de graças que preciso apresentar meus pedidos, minhas preocupações, a minha ansiedade a Deus. Praticando isso, a paz de Deus que excede todo entendimento , guardará a mente e os corações aflitos. (Filipenses 4:6,7)

Há o trecho de uma canção que me deixa muito em paz e é uma verdade a ser vivenciada: "Quando o coração estiver aflito lembre-se de quem Ele é!*". É exatamente isso, reverter os pensamentos para a pessoa de Jesus alivia, traz calmaria, pois essa lembrança penetra nos corações mostrando que Ele é poderoso pra fazer o que for: curar, aliviar, renovar e sustentar. Então louve, adore, busque a presença de Deus!


2. Cerque-se de pessoas que o ajudarão

O trecho do livro de Provérbios destacado logo acima fala da importância de ter relacionamentos com pessoas que serão suporte, que darão palavras de ânimo as quais renovarão as forças. Como é importante ter bons companheiros de caminhada que te escutarão quando você precisar desabafar, que te consolarão, que lhe acolherão em um bom e apertado abraço, que orarão por você e com você. Pessoas que te farão enxergar o cuidado de Deus e a presença dEle em sua vida quando sozinho você não conseguir.

Logo, cercar-se de pessoas que agirão dessa forma quando você estiver preocupado demais, trazendo palavras amáveis e encorajadoras é também uma maneira de lidar com a ansiedade.


3. Procure um profissional especializado

Por último, mas não menos importante também listo a necessidade de buscar um profissional na área da saúde, como um psicólogo que poderá ajudá-lo a lidar da melhor forma com os sintomas referentes a ansiedade. Não julgue ser algo desnecessário, não tente lidar sozinho com as circunstâncias, procure ajuda com aqueles que foram instruídos para trabalhar especificamente com isso.


No mais, deixo aqui minha oração e apoio a todos aqueles que enfrentam a ansiedade e peço que Deus encha-os de paz e livre-os do medo, da insegurança, das crises e do julgamento errado das pessoas. O Senhor Todo Poderoso mais do que ninguém nos quer ver bem e está presente nos momentos maus tal qual permanece nos bons.


Paz e graça amigo leitor!

*Projeto Sola - Eterno Lar

{"Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei." Isaías 41:13 (NVI)}


ddd

Comentarios


Posts Recentes
Arquivo
Tags frequentes
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nunca perca uma atualização

© 2022 por K.O. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page