top of page
Buscar

Lá vem Jesus!

  • Foto do escritor: Karina Oliveira
    Karina Oliveira
  • 25 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Há muito a se aprender com a história de Zaqueu. Os primeiros versos o descrevem como sendo um homem rico, chefe dos cobradores de impostos. Naquele tempo quem exercia a função de cobrar impostos não possuía boa fama, talvez por cobrar mais do que o justo ou quem sabe por tratar com violência aqueles que não tinham condições de pagar. O fato é que eles não estavam no hall de queridinhos da cidade.

Dessa forma, Zaqueu sendo o chefe deles possuía muito pouco a simpatia do povo. Esse homem já havia escutado falar de Jesus, o Nazareno, afinal pela cidade não existia outro assunto - alguém estava realizando curas, milagres e enfrentando até mesmo as mais altas autoridades religiosas. A chance de vê-lO e poder tirar suas próprias conclusões sobre Ele surgiu. Jesus Cristo naquele dia atravessava a cidade de Jericó, local onde Zaqueu morava, não podia perder essa oportunidade.

"Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo." {v.3}

Zaqueu caminhou até a estrada, só conseguia enxergar uma multidão, porém para ele interessava quem estava no meio da multidão. Sua curiosidade por ver Jesus falou mais alto do que os empecilhos que estavam surgindo. Percebo nele alguém perseverante em conseguir aquilo que tanto queria, também muito esperto, pois diante dos obstáculos que o separavam de Cristo logo encontrou uma solução.

"Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali." {v.4}

Porém o que acontece a seguir supera as expectativas de Zaqueu. Ele que pretendia apenas ver Jesus foi visto pelo Mestre. Isso mesmo, Jesus do meio da multidão olha para Zaqueu e fala com ele: "Hoje preciso ficar na sua casa".

A partir desse encontro, desse momento, a vida de Zaqueu dá início a uma série de mudanças. Cristo foi criticado por decidir ir a casa do cobrador de impostos. "Ele é um pecador", diziam todos. A multidão apenas via a profissão de Zaqueu, Jesus viu além, enxergou o homem por de trás da profissão e não se importou com os falatórios.


"Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: - Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais." {v.8}

É no verso 8 que percebo as mudanças que ocorrem em Zaqueu. Ele diz para Jesus que daria a metade dos seus bens aos pobres e caso tivesse roubado alguém devolveria quatro vezes mais. Uau! Algo havia acontecido com Zaqueu, sua forma de agir e pensar estavam diferentes.

A narrativa do texto não apresenta se Cristo fala algo para Zaqueu antes disso. Porém, gosto de pensar que o simples fato de ter encontrado a Jesus e recebido-O em sua casa foram suficientes para gerar nele mudanças. Zaqueu olhou para Jesus e isso foi bastante para reconhecer seus próprios erros e saber o que precisava ser feito para repará-los. Seus novos atos estavam comprovando sua fé. Não foi preciso ninguém lhe dizer "faça isso" ou "faça aquilo".

O Espírito Santo convence do pecado e é Ele quem garante a real mudança, pois agora a pessoa de fato compreende sua própria condição e consequentemente o que precisa ser feito para ser nova criatura. Por fim Jesus brada: "Hoje entrou a salvação nessa casa!". Não tem como ter um encontro real e genuíno com Deus e ser o mesmo.


コメント


Posts Recentes
Arquivo
Tags frequentes
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nunca perca uma atualização

© 2022 por K.O. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page