Raízes
- Karina Oliveira
- 20 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Nas últimas semanas ao cuidar da área verde de minha casa Deus falou ao meu coração através das raízes das plantas que eu observei. Estava buscando arrancar as ervas daninhas que nasciam sobre o gramado. Algumas dessas ervas facilmente eram arrancadas, nem era necessário muito esforço, bastou um puxão rápido e sutil para saírem com suas raízes intactas. Contrariamente, haviam ervas daninhas difíceis de serem retiradas. Tentei arrancá-las aplicando a mesma intensidade usada sobre as primeiras - não obtive bom êxito. Procurei com mais força puxá-las e mesmo assim não consegui. Foi então que meu pai lembrou-me de apesar do meu esforço eu estava fazendo errado, ele me orientou a usar um utensílio apropriado para aquela função: uma enxada.
No dia seguinte, levei comigo a enxada e facilmente pude arrancar as ervas daninhas. De forma rápida e eficaz elas desprenderam-se da terra pelas raízes. Então percebi que por mais boa vontade que eu estivesse tendo, ela não foi suficiente para alcançar o objetivo desejado. Somente quando adotei o equipamento adequado finalizei minha atividade adequadamente.
Após alguns dias ainda lidando com a terra, observando as raízes daquelas vegetações refleti sobre minha vida cristã. É incrível e até mesmo inacreditável como Deus usa as mais diversas situações para nos ensinar. Muitas vezes, infelizmente, somos nós que não estamos atentos para escutá-lo e aprender. Um paralelo que fiz em meio a tudo isso é que em meu coração também existem raízes. Algumas bem superficiais enquanto que outras estão bastante enraizadas. Posso identificar algumas dessas raízes como sendo ervas daninhas, sendo elas meus maus hábitos, manias, vícios, o pecado de um modo geral que está enraizado em meu coração. Tais raízes, que não são boas, pouco a pouco geram em mim morte.

De igual modo, as raízes que encontram-se em meu coração também precisam ser arrancadas completamente. Algumas serão facilmente retiradas, porém existem outras que parecem ser impossíveis de retirar. E é nesse momento que percebo que será preciso de um auxílio contínuo, pois toda minha boa vontade em vencer meus pecados não será suficiente.
Se eu realmente desejo limpar meu coração por inteiro, é preciso que eu lide adequadamente com cada pecado, buscando a forma correta de arrancar por completo as raízes que os mantém fixos ao meu coração. Alguns pecados exigirão mais esforço e perseverança para superá-los, enquanto outros precisarão que eu peça ajuda a alguém que me incentive e apoie. A luta é grande, mas cada vitória (por menor que pareça) é motivo de celebração e grande alegria.
Preciso que Cristo faça parte de todo esse processo, preciso render-me por completo ao agir dEle em minha vida, preciso querer me afastar do pecado por mais sedutor e inofensivo que ele possa parecer. Talvez existam momentos em que eu queira desistir, que ache doloroso demais ou até mesmo improvável que todas as essas ervas daninhas sejam arrancadas, contudo para Deus não há impossibilidades, a boa obra que Ele começa, Ele cumpre, Ele completa!
Enraizemo-nos em Jesus Cristo, pois ele proporciona vida! Paz e graça.
Bình luận