Não é bom que eu viva só!
- Karina Oliveira
- 10 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Relacionamentos são muito complicados, o melhor mesmo é andar sozinho! – disse-me após mais uma decepção. Quantas pessoas pensam o mesmo e isolam-se, optando apenas por relações superficiais que não ultrapassam o habitual “olá”, “tudo bem?”, “até logo”. Mas o que leva a essa decisão? Decepções passadas e o medo de ter que enfrentar novas decepções.
Deixe-me lhe dizer algo: pessoas irão decepcionar você, porém isso não pode impedi-lo de construir relacionamentos. Pessoas são falhas, mais cedo ou mais tarde escorregarão e farão algo que não lhe deixará contente. O grande problema, penso eu, não seja de fato os erros que as pessoas cometem, mas o ideal que criamos delas. Ao colocar alguém em um pedestal e considera-lo perfeito, arrisca-se a sofrer frustrações a partir do momento que tal pessoa não se comporta como o esperado.
Ao reconhecer que relações interpessoais são suscetíveis a decepções, a idealização de relacionamentos perfeitos não mais existirá. Dessa forma, será possível desfrutar do convívio e intimidade sem o medo de sofrer, pois não existirão expectativas que superam a realidade.
“Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem.”
Eclesiastes 4:7,8
O sábio Salomão escreveu que não vale a pena o homem viver sozinho. Isso é verdade, são nos relacionamentos que temos a chance de aprimorar nossas qualidades e atenuar nossos defeitos. Em outras palavras, é através das relações humanas que Deus moldará nosso caráter. Creio que conviver apenas com máquinas e eletrônicos não permitirá o reconhecimento de nossas falhas e consequentemente trata-las.
O autor R. Kenth Hughes afirmou que relacionamentos não são opcionais, são eles que nos capacitam a desenvolvermo-nos no que Deus quer que sejamos e, de forma mais eficaz, a aprender e viver a verdade de Deus. Já parou para pensar que sua decisão por desistir dos relacionamentos o está levando para longe da vontade de Deus?
Deus, ao criar o homem, disse que não seria bom que ele vivesse sozinho. Por essa razão fez para Adão uma companheira, alguém que pudesse ajuda-lo (Gn. 2:18). Desde sempre existe propósito nos relacionamentos

Por mais que aspectos negativos acompanhem o convívio social, os ganhos oferecidos serão sempre superiores. A solução para as dificuldades não é e nunca será o isolamento, mas sim aprender a conviver com as diferenças, controlando as expectativas excessivas sobre pessoas comuns, que falharão o tanto quanto você e eu falhamos.
Por fim, que a verdade seja dita: “é melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas”. Meu incentivo é para que você busque relacionamentos saudáveis, desfrute do bom convívio e dos frutos que eles lhes trarão. E mais, aproveite as transformações que Deus fará em você a partir deles.
Paz e graça!
Comments