No desapontamento a esperança nasce!
- Karina Oliveira
- 7 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Angústia. Decepção. Desapontamento. Dor. Descrença. Dúvida. Incredulidade. Desespero. Creio que todas essas palavras poderiam definir bem Jó na situação em que ele estava enfrentando. Ele havia perdido todos os seus filhos, bens, propriedades, riquezas e agora estava suportando uma grave doença.
"Quando me deito, fico pensando: quanto vai demorar para eu me levantar? A noite se arrasta, e eu fico me virando na cama até o amanhecer. Meu corpo está coberto de vermes e cascas de ferida, minha pele está rachada e vertendo pus."
Jó 7:4,5
Jó descreve no capítulo 7 que estava cheio de feridas das quais saiam pus. Quanta dor Jó deveria sentir. E mais do que dores físicas ele deveria estar sentindo uma dor profunda na alma. Do dia para a noite tudo em sua vida mudou.
Onde está Deus em meio a tudo isso? Essa deveria ser uma pergunta que talvez pairasse na cabeça de Jó. Gostaria de dizer que em tudo isso ele demonstrou uma fé inabalável. Porém, na realidade, Jó estava devastado a ponto de pedir que sua própria vida fosse tirada.
"Onde estão as minhas forças para resistir? Por que viver, se não há esperança?"
Jó 6:11
Há momentos em que os sentimentos que dominaram Jó também nos cercam e o que eu aprendo com a história dele é que por mais que a esperança pareça não existir e que Deus virou as costas para minhas dores, isso não é verdade. O que Jó vivenciou foi um árduo e doloroso ensinamento que o permitiu se relacionar com Deus de forma mais profunda (lembrando que Jó sempre foi temente a Deus). Se isso foi necessário para a relação com Deus ser sólida e forte valeu a pena.
O mesmo Jó que vemos questionar o agir de Deus em sua vida, que não entende as razões pelas quais tudo aquilo estava acontecendo é o mesmo Jó que ao final do livro faz uma das mais belas declarações bíblicas: "Antes eu Te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu Te vejo com os meus próprios olhos"*. Toda dor e aflição o levaram até aquele momento, o tiraram do seu conforto e fizeram-no ver a Deus.
Qual provação você tem enfrentado? Não desista, mantenha-se confiante na certeza de que o seu Pai está no controle e de que ao final dela você O conhecerá muito melhor e compreenderá que a graça dEle é suficiente!
Paz e graça meu amigo leitor!
Meus olhos querem Te ver! #aesperançanasce

Comentários