top of page
Buscar

Mocinho ou Vilão?

  • Foto do escritor: Karina Oliveira
    Karina Oliveira
  • 18 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Você já duvidou da bondade de Deus em algum momento? Algumas pessoas têm uma imagem errada de Deus por ensinos distorcidos do tipo “Deus vai te castigar se você fizer (ou não) tal coisa”, frase, muitas vezes, usada pelos pais afim de “educar” os filhos contribui para que esses cresçam pensando que Deus é mau e tirano. Também contribui para essa imagem errada a leitura bíblica superficial, bem como não conhecer a Deus de forma íntima. Diferente do que muitos pensam Deus não é um deus irado, mal e perverso que tem prazer em fazer crueldades. Muito pelo contrário, Ele ama tanto Seu povo que desde sempre demonstrou através de cada atitude Seu cuidado e infinito amor.

Ler Deuteronômio e em sua maioria os livros do antigo testamento pode nos dar a impressão de que há um Deus carrasco bem diferente do Deus amoroso que é descrito no novo testamento. Mas como eu disse “pode nos dar a impressão” o que não significa que é verdade. Se realmente meditarmos e tentarmos entender os propósitos de Deus ao mandar matar os povos inimigos será possível perceber e constatar que se trata do mesmo Deus amoroso que existe no Novo Testamento. As demonstrações de severidade com as quais nos deparamos são apenas maneiras dEle cuidar e proteger o Seu povo. Compreendi melhor isso essa semana ao ler Deuteronômio 20 dentro de seu contexto.


“Contudo, nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira”

- Deuteronômio 20:16 -


Uma leitura rápida do versículo acima nos faz concluir: quanta crueldade! Ok, então quer dizer que Deus ao mandar matar todo ser que respira está sendo amoroso? – você pode questionar. É exatamente isso que estou dizendo. Quando Deus orientava os israelitas a matarem todos os inimigos havia um propósito nisso. Deus queria a partir disso impedir que Seu povo se corrompesse com os maus costumes. Como dizem: “as más companhias corrompem os bons”. Maus comportamentos podem de forma sutil acabar fazendo parte do meu modo de vida e me parecerem comportamentos normais.


“Se não, eles os ensinarão a praticar todas as coisas repugnantes que fazem quando adoram os seus deuses, e vocês pecarão contra o Senhor, o seu Deus.”

- Deuteronômio 20:18 -


Quando prossegui na leitura bíblica, os versículos seguintes trouxeram a razão pela qual Deus orientou que nenhum ser vivente ficasse vivo. Ao ter essa atitude, aparentemente cruel, Deus estava demonstrando cuidado pelo Seu povo. É como se Ele dissesse em outras palavras “eu amo tanto a vocês que não poderia deixar nem um pequeno resquício lhes fazer mal, por menor chance que exista”. Você pode contra argumentar de diversas formas, mas ainda sim essa medida tomada por Deus era a mais eficaz e eficiente. Ele estava fazendo a prática do: cortar o mal pela raiz.

Vamos supor que você está perdido na selva com seus filhos e ao seu redor há uma alcateia de leões esperando o momento oportuno para atacar vocês. O que você faria? Se adiantaria, mataria o leão ou deixaria que ele primeiro atacasse para só entender pensar em um modo de escapar? Não sei sua opinião, mas eu optaria por me antecipar ao ataque para garantir que meus filhos e eu ficássemos salvos.


“Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom. O Seu amor dura para sempre!”

- Salmo 136:1 -


Não duvide da bondade de Deus, Ele é e sempre será bom, amoroso, misericordioso (entre tantos outros atributos). Essa é a identidade de Deus, não teria como Ele ser algo diferente, não teria como ir contra Sua própria natureza. Quando em algum momento você questionar ou duvidar o modo que Deus age, busque procurar entender Seus propósitos, Ele mesmo os revelará. Lembre-se Deus não medirá esforços para proteger aqueles a quem ama! Louvo a Deus por Sua imensa bondade, por Seu cuidado e por sempre estar presente me afastando de tudo aquilo que possa me fazer mal.


댓글


Posts Recentes
Arquivo
Tags frequentes
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nunca perca uma atualização

© 2022 por K.O. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page