top of page
Buscar

Seja feita a Tua vontade!

  • Foto do escritor: Karina Oliveira
    Karina Oliveira
  • 28 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

Certa vez Jesus conversava com Seus discípulos sobre a oração. Trouxe para eles alguns conselhos importantes e essenciais, por fim apresentou-lhes a Oração do Pai Nosso, essa por sua vez, deveria servir de modelo para que eles pudessem fazer suas próprias orações. Ao longo da oração ensinada por Cristo há uma parte que gostaria de dar uma maior atenção hoje, o trecho que fala sobre a vontade de Deus.


“... Que a Tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!”

Mateus 6:10


O primeiro pensamento que veio a minha mente foi se realmente estou pronta para aceitar a vontade de Deus na minha vida. Não paramos para pensar muito nisso, proferimos essas afirmações naturalmente, mas na maioria das vezes sem muita sinceridade. Oramos para que a vontade dEle seja cumprida, no entanto confiando que ela se alinhará com as nossas próprias vontades. Nossa boca diz uma coisa enquanto nosso coração deseja algo totalmente diferente.

Então acontece justamente aquilo que não queríamos: a vontade de Deus não coincide com a nossa vontade. O que fazer quando Ele responde de uma forma totalmente contrária ao que desejo? Quando a minha vontade bate de frente com a vontade dEle é questão de fé e confiança reconhecer que a dEle é realmente a melhor. Tenho convicção disso, pois Sua palavra ensina que “a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.” (Rm 12:2). Deus poderia oferecer algo que fosse simplesmente bom. Já bastaria! Contudo Ele vai mais longe, oferece algo que além de bom é agradável e também PERFEITO.


Sendo assim, será que a minha vontade é irrelevante para Deus? Nada que eu pedir me será dado? Não é bem assim, Deus nos concederá o que pedirmos, mas para isso precisamos primeiro aprender a pedir! Como assim? – você me pergunta. Quero compartilhar o que está escrito na primeira carta de João (capítulo 4, versículo 5): “Quando estamos na presença de Deus, temos coragem pelo seguinte: ‘se pedimos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, temos a certeza de que Ele nos ouve’” Deus nos atenderá, mas temos que aprender a pedir por aquilo que está em acordo com a vontade dEle.

Por que pedirei pela vontade de Deus? - você pode questionar. Repito o que escrevi linhas atrás, porque a vontade dEle é boa, perfeita e agradável, ou seja, vale a pena pedir por aquilo que está em acordo com ela. Jesus sabia confiar na vontade de Deus, o Seu Pai, mesmo quando ela era diferente da Sua própria vontade. Cristo tinha convicção de que viver a vontade de Deus não O decepcionaria e muito menos lhe faria mal, mesmo que no primeiro momento fosse difícil aceita-la. Sendo assim, como saberei qual a vontade de Deus? Meditando em Sua palavra, a bíblia! É nela que encontrarei e conhecerei os desejos do Altíssimo.


“Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que Tu queres”

Mateus 26:39


Outra dúvida pode pairar em nossa cabeça: Por que Deus não concede os nossos desejos quaisquer que sejam? Porque de nós provem desejos enganosos (Jr 17:9), pensamos querer algo bom quando na verdade não é. Já pensou se Deus atendesse TODOS os nossos pedidos? Aqueles tomados por impulsos e emoções, aqueles que sabemos não serem bons, mas ainda assim insistimos em pedi-los. Deus é onisciente, enxerga além do óbvio, Sua vontade sempre será a melhor, pois Ele nunca comete erros.

Acho interessante trazer a comparação do relacionamento pais e filhos. Você tem filhos? Caso a resposta seja não, obviamente você é um filho e em algum momento viveu situação parecida... Implorou aos seus pais por algo e eles, para o seu próprio bem, não lhe concederam. Os pais sempre darão o que for melhor para os seus filhos, não necessariamente coincidirá com o que esses querem. Jesus na mesma conversa com os discípulos sobre oração disse: “antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam”. Isso mesmo, Deus sabe o que precisamos o que talvez seja diferente do que queremos.

Certa vez uma amiga falou sobre o Salmo 37, o qual muitas vezes é distorcido pelos leitores. O versículo em questão é o número 4 que diz: “Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos do seu coração”. Pensamos que Deus concederá tudo aquilo que nosso coração desejar, mas não é bem assim. Antes de satisfazer os desejos do meu coração Deus espera que eu me deleite nEle. O verbo deleitar-se significa ter prazer, contentamento, satisfação. Ou seja, Deus satisfará os desejos do meu coração mas para isso primeiro eu tenho que estar satisfeita em Sua presença. Dessa forma, ao ter contentamento no Senhor a Sua vontade será suficiente para minha vida, meu coração se alinhará com o dEle, e o que Ele quer será o que eu quero.


Para finalizar, deixe eu lhe perguntar: Você trocaria algo que sabe ser agradável, bom e principalmente perfeito por menos do que isso? Se me oferecessem algo que fosse apenas bom e agradável eu já não abriria mão, quanto mais algo adjetivado como perfeito. PER-FEI-TO: não há erros ou falhas. Sim, estamos abrindo mão do que é perfeito para satisfazer impulsos, emoções e desejos passageiros. Estamos nos satisfazendo com o pouco quando na verdade poderíamos nos fartar com o muito. Por que trocar o que é perfeito por algo mais ou menos ou circunstancial? Pense nisso!

Escolher a vontade de Deus e orar por ela sempre valerá apena! Oro para que Deus me ajude a confiar nEle e consequentemente em Sua vontade. Quero poder dizer, assim como Cristo, que seja feito o que Tu queres, mesmo que seja totalmente diferente do que eu quero. Você está pronto para isso?


Vivendo pelo que é perfeito!

Comentarios


Posts Recentes
Arquivo
Tags frequentes
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nunca perca uma atualização

© 2022 por K.O. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page