Parecido contigo...
- Karina Oliveira
- 6 de set. de 2017
- 5 min de leitura
Qual pessoa você tem como exemplo e lhe inspira? Músicos, escritores, personalidades que carregam histórias de superação, um parente próximo... Para que essas pessoas tenham lhe inspirado você com toda certeza conhece a história de vida delas. Sabe quais caminhos trilharam, suas escolhas, conquistas. Você geralmente pensa em como elas poderiam enfrentar situações que você está vivendo.
Lembro que na infância sonhamos em ser super-herói ou um artista conhecido e até mesmo uma professora querida. Chegamos a nos vestir como tais figuras com o intuito de nos parecer com elas. Comportamo-nos, falamos e até mesmo pensamos como elas, brincamos de imitá-las. Crescemos! Talvez aquela cantora do grupo teen da época não seja mais exemplo a ser seguido, mas ainda tenho pessoas que me inspiram. Hoje, se me perguntarem com quem desejo parecer, direi em letras garrafais JESUS CRISTO. Não há outro exemplo que me motive mais a buscar ser uma pessoa melhor, além disso, sigo Seu exemplo sem medo de estar me comportando mal, pois Jesus é perfeito, sem defeitos e falhas.
Quantas pessoas afirmam querer ser como Jesus, mas poucos O conhecem de fato a ponto de saber qual caminho e atitudes seguir para se tornar parecido com Ele. Em sua canção Amanda Rodrigues traz esse tema a reflexão. Será que realmente estamos conscientes do que significa imitar a Cristo? Ou isso tornou-se apenas um bordão cristão, que perdeu a essência? É só mais uma frase dita da boca pra fora a qual não sabemos o que significa (ou não queremos saber)?
"Não se preocupou em ajuntar riquezas e nele não se achava nenhuma beleza. Pelos seus foi rejeitado e duramente açoitado entregue pra morrer numa cruz. E quando eu digo que quero imitá-lo e ser igual a Ele será que eu sou consciente do que isso quer dizer?" (Amanda Rodrigues – Sobre Ele)
O trecho dessa música trouxe alguns questionamentos a minha mente. Será que eu estou pronta e desejo negar o meu próprio eu/vontade para seguir os passos do meu Mestre? Será que estou pronta a largar minhas convicções, certezas e ter minha mente e comportamento transformado para tornarem-se tais qual o do Messias? Será que estou pronta para ser confrontada pela verdade que Jesus ensinou e viveu?

Tentei pontuar algumas características de quem Cristo é e que consequentemente devem ser meu alvo. Claro que Cristo não se resume apenas a essas características, se realmente eu fosse pontuar quem Ele é, uma vida seria pouco já que Ele é bem mais do que eu posso pensar e descrever. Jesus é indescritível e com toda certeza faltariam palavras para dizer quem Ele é. Contudo, seguem alguns pontos que podem nos ajudar a ter consciência do que significa imitá-lO.
Ser igual a Cristo é...
1)Ter comunhão com Deus. Em todo Seu caminhar por entre os homens, vemos inúmeras vezes sendo descritos os momentos em que Jesus se retirava do meio da multidão e ia para lugares isolados para orar a Deus. (Marcos 1:35) Ele mantinha união com o Pai diariamente, pois sabia que só daria frutos se permanecesse em Sua presença. (João 15:1-4)
2) Estender a mão aos rejeitados. De todos os encontros que Jesus teve quando estava cumprindo Seu ministério, tem uma que sempre me deixa muito emocionada. É quando Ele encontra-se com o leproso. Aquele homem rejeitado pela sociedade, vivia longe de sua família, amigos, ninguém nem ao menos lhe olhava nos olhos, só conhecia o desprezo vindo de todas as partes. Jesus quando cura-o, não apenas faz com que ele se livre da enfermidade, mas traz cura emocional também. Cristo o toca no rosto, olha-o nos olhos e ama-o. Não precisava ter feito isso, bastava ter falado uma palavra de longe, contudo fez! (Marcos 1:40-45)
3) Doar a outra face. Quando Jesus discursou no sermão do monte trouxe importantes ensinamentos sobre diversas áreas. (Mateus 5:38-42) Entre tantas orientações, Ele nos orientou a não sermos vingativos, muito pelo contrário. Vemos também Ele vivendo Seus ensinos quando um dos Seus discípulos arranca fora a orelha de um dos soldados que estavam prendendo-O. Jesus repreende o discípulo e cura o soldado. (Lucas 22:49-51)
4) Se colocar no meio da multidão com o intuito de levar água viva. Em todo momento Jesus estava vivendo orientado pela missão de levar pessoas a conhecerem a verdade. Jesus cumpriu com o IDE, levando a palavra de Deus as pessoas e apresentou as boas novas. Como você tem cumprido a missão, tem dito aos que tem sede onde encontrar água que os saciará? (João 7:37)
5) Perdoar. Pedro indagou Jesus até quantas vezes deveria perdoar, o Mestre lhe disse até 70 vezes 7 ao dia. Com essa resposta Jesus queria deixar claro que o perdão deve ser ilimitado, perdoe quantas vezes for necessário. (Mateus 18:21,22)
6) Amar até o fim. No evangelho de João lemos que Jesus amou os Seus e amou-os até o fim. Ou seja, Ele amou cada discípulo até o último momento que esteve com eles, isso incluiu também Judas que iria traí-lO e Pedro que iria negá-lO. (João 13:1)
7) Ser humilde e manso. Jesus declarou sobre si mesmo que era humilde e manso de coração (Mateus 11:28-30). Podemos constatar toda Sua humildade ao lembrar que Ele, sendo Deus, não quis as honras e regalias de Rei. (Filipenses 2:5-7) Veio como um servo, de família simples, podendo ter escolhido vir como um rei poderoso. Você faria isso?
8) Se calar como ovelha mas ao mesmo tempo não se omitir diante das injustiças. Quando diante dos que iriam condená-lO, Cristo permaneceu mudo, não disse uma só palavra para tentar se defender ou reverter a situação. (Isaías 53:7) Em outra situação não se calou diante de pessoas que estavam fazendo da casa de Deus comércio (João 2:13-16), também não se omitiu ao ver que a mulher pega em adultério iria ser apedrejada (João 8:1-11).
9) Servir ao invés de ser servido. Os ensinos de Jesus se baseavam sempre no servir. Ele fez questão de mostrar aos Seus discípulos que mais feliz é aquele que dá do que aquele que recebe. E complementou dizendo que quem quisesse ser o primeiro no Reino de Deus seria preciso se colocar em último lugar e servir aos demais. (Marcos 9:33-37)
10) Obedecer a Deus mesmo que isso lhe custe a própria vida. Foi esse o exemplo que Cristo nos ofereceu. O apóstolo Paulo escreveu: Ele (Jesus) foi obediente até a morte e morte de cruz. (Filipenses 2:8) Você está disposto?
11) Priorizar a vontade do Pai mesmo não estando confortável com o que Ele lhe pede, isso requer confiança e fé no autor da vida. (Mateus 26:37-39) Pois quem reconhece que a vontade dEle é boa, perfeita e agradável não desejará experimentar sua própria vontade. (Romanos 12:2)
Podemos sim ser reflexo de Cristo, ter uma vida que O represente. Conseguiremos isso quando nos relacionarmos com Ele intimamente, conhecendo-O, amando-O, ouvindo-O. Não poderei me parecer com Ele se apenas proferir essa vontade, tenho que ter atitudes e pensamentos que condizem com quem Jesus de fato é. Permita que o caráter de Cristo seja moldado em você de tal modo que as pessoas O reconheçam em você. Que seja mais do que um discurso, seja uma verdade vivida conscientemente.
Trilhando os caminhos do Mestre!
Comments