Agradecer sempre!
- Karina Oliveira
- 18 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
“Gratidão não custa nada e tem um valor imenso!” Augusto Branco
Você se considera uma pessoa grata? Você costuma demonstrar as pessoas que lhe rodeiam o quanto o bem que elas lhe fazem é importante para você? Parece bobagem, em um mundo onde é cada um por si, você demonstrar gratidão ao outro, seja pelos pequenos ou grandes fatos. “Ela sabe que sou grata, não preciso demonstrar” são pensamentos como esse que no impedem de dizer um MUITO OBRIGADO! No entanto, ser uma pessoa grata é algo que em minha opinião vale muito a pena, não é bobagem, não é perca de tempo.
Nesse exato momento você pode estar se questionando... Mas o que significa mesmo ser grato? Eu digo “obrigado” quando alguém faz algo por mim ou me oferece algo, isso é ser grato não é? Bem, a gratidão é bem mais profunda do que aquele simples e às vezes automático “obrigado”. Ser grato significa reconhecer que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Agora repense, quando você agradece a alguém você reconhece o bem que ela lhe fez, por mais simples que lhe pareça, ou simplesmente agradece por ser educado?
Li a pouco uma frase que para mim faz todo sentido: “Gratidão é a atitude de quem reconhece em Deus e no outro o valor que ele tem e o que ele faz sem exigir nada em troca... quem sabe agradecer está apto a crescer” (Cecília Sfalsin). Há tantas razões para agradecermos, só precisamos aprender a reconhecer esses vários motivos, o costume pode as vezes nos cegar.
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
(1 Tessalonicenses 5:18)
Contrariamente, existem as pessoas que consideramos ingratas. Na minha lista de defeitos que é difícil de aceitar em alguém está exatamente esse, a ingratidão. É terrível conviver com alguém que você estende a mão, ajuda e quando menos se espera você escuta dela que você nunca fez nada. É como se fosse um punhal sendo empurrado no seu coração e machuca tanto mais tanto. Só quem já passou por uma situação parecida sabe do que eu estou falando.
Refletindo sobre isso, o Espírito Santo me lembrou de que quantas vezes nós somos ingratos com Deus. Pedimos, pedimos e pedimos, mas nunca agradecemos. Ou quando agradecemos, fazemos no automático, sem reconhecer realmente as maravilhas concedidas por Ele. Motivos para agradecer a Deus não faltam: o fôlego de vida que está em seus pulmões, a oportunidade de viver mais um dia, saúde, família, o alimento diário e o maior de todos os motivos a garantia da salvação!
Me dói saber que pedimos mais do que agradecemos. Será que tudo o que Deus faz e quem Ele é não nos é suficiente para sermos gratos? Será que sempre precisamos de mais? O melhor que Ele tem para nos oferecer já nos foi dado. Deus entregou Seu único Filho para que pudéssemos ter vida e vida em abundância. Apenas isso já é o bastante para todos os dias rendermos graças ao Pai eterno.
"Eu Te agradeço por toda graça que me deu todo amor que ofereceu sem eu merecer. Eu Te agradeço só Te agradeço!"
Minha oração hoje é para que eu consiga ser mais grata, a Deus e as pessoas que estão ao meu redor. Peço Senhor, que me ensine a reconhecer o bem que Tu fazes e simplesmente quem Tu és, pois Tua bondade, misericórdia e amor são razões para eu agradecer todos os dias. Faça com que meu coração seja grato e minha atitude seja sincera. Perdão por pedir mais do que agradecer, pois o melhor já me foi dado pelo Senhor e se fosse apenas isso que pudesse me oferecer já seria suficiente.
Paz e graça a todos!

ps: Incentivo você a fazer uma lista de motivos que lhe fazem ser grato, aproveita e agradece aquelas pessoas que lhe fazem bem. Não custa nada: ganha você e a outra pessoa! Pense nisso ;)
Ser grato é sinônimo de felicidade!
Comments