Óleo em reserva!
- Karina Oliveira
- 27 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Nessa última semana finalizei minha leitura do livro de Mateus. Ao ler os últimos capítulos, em especial os que tratavam a respeito dos últimos dias, aquele momento em que Jesus voltará para buscar o Seu povo meu coração ficou entristecido, (não porque Jesus irá voltar, pois isso é motivo de imensa alegria) mas por pensar em quantas pessoas por descuido podem perder o encontro com o Noivo. Sendo assim gostaria de compartilhar com você um pouco do que Deus me falou a partir da leitura de Mateus 25:1-13, trecho que traz a parábola das 10 moças virgens. Essa é daquelas parábolas que na maioria das vezes já conhecemos muito bem, lemos, relemos inúmeras vezes. No entanto, a palavra de Deus é viva e a cada vez que a lemos aprendemos algo novo. Assim foi com esses versículos, eles falaram ao meu coração tão fortemente que não pude conter minhas lágrimas. Espero que você possa ler esse post e ler também a parábola por completo, não pense que já sabe demais e não há nada novo para aprender, deixe Deus falar com você assim como falou comigo, que o Espírito Santo te conduza.

Cristo virá de repente, já alertou a todos que seria assim e nos orientou a vigiar. Esse vigiar significa exatamente isso: prestem atenção em suas prioridades, não deixem de me buscar por nada nesse mundo. Fico pensando nas pessoas que invertem suas prioridades e escolhem deixar Deus por último ou até mesmo de fora. Quem dera elas tivessem a convicção de que estão diante de Deus, face-a-face lhe dizendo: "agora não Deus, quem sabe depois".
Durante minha leitura da parábola alguns trechos me chamaram a atenção. Primeiro, o trecho que estava diferenciando as 10 moças, cinco delas eram tidas como sem juízo enquanto as outras cinco como ajuizadas. Você pode se perguntar, mas o que fazia delas ajuizadas ou não? O simples fato de algumas levarem óleo de reserva e as outras não. Fazendo um vínculo com a nossa caminhada cristã entendo que a reserva de óleo é a comunhão com Jesus, o relacionamento íntimo que tenho com Ele.
(1)
"Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas."
Isso me leva ao segundo trecho que me chamou atenção. Trata-se da parte em que as moças sem juízo ao ouvirem que o noivo estava chegando correm até as outras moças e pedem que elas lhe deem um pouco de óleo. Diante do pedido as moças ajuizadas negam dizendo: "o óleo que nós temos não dá para nós e para vocês". Mais uma vez fazendo o mesmo paralelo com a vida cristã, meu relacionamento com Deus é algo exclusivo meu, ninguém pode fazer por mim ou vice-versa. Não posso dividir minha comunhão com Deus com outras pessoas, cada um deve procurar por sua própria comunhão.
(2)
"Ai as moças sem juízo disseram às outras: 'Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando'."
A terceira parte foi quando as moças desajuizadas decidem ir comprar o óleo e enquanto estão fora o noivo chega. Entendo essa cena como se eu tivesse recusado a todo tempo ter comunhão com Cristo, mas agora que Ele está a minha frente e que não há mais tempo é que decido por me relacionar. O noivo, leva aquelas que já estão prontas, não espera por aquelas que ainda estão indo se aprontar! Cristo nos aconselhou: vigiem, fiquem alerta, pois vocês não sabem ao certo o dia em que virei estão estejam sempre preparados.
(3)
"As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele (o noivo) para a festa de casamento, e a porta foi trancada."
Finalizo reforçando o conselho de Jesus Cristo: vigiem, mantenham-se prontos para partir com o noivo! Não abra mão de sua comunhão e intimidade com o Senhor por nada nesse mundo. Tenham sempre óleo na reserva. Oro por você amigo leitor para que essa mensagem toque o seu coração como tocou o meu. Que se você estiver em comunhão com Deus, glórias a Ele por isso, permaneça! Mas se você hoje se vê como as moças sem juízo mude de atitude, priorize a Cristo, ainda não é tarde para ir comprar óleo. Corra, pois não sabemos se o dia será hoje, volte com o óleo enquanto os portões ainda estão abertos. Paz e graça!
Em comunhão constante com o Noivo até que Ele venha!
Comments